O que é notificação push e como usá-la no seu site!

O que é notificação push? Sabe quando você abre um site e recebe o aviso: “este site deseja enviar notificações a você”? Pois é justamente esta a deixa para que você possa receber avisos diretamente no seu desktop sobre assuntos relacionados ao site em questão. Desta forma, você poderá ser avisado sobre promoções, novos posts […]
2 jul, 2017
Por: Admin

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/megaweb/public_html/wp-content/plugins/formcraft3/formcraft-main.php on line 1069

O que é notificação push?

Sabe quando você abre um site e recebe o aviso: “este site deseja enviar notificações a você”? Pois é justamente esta a deixa para que você possa receber avisos diretamente no seu desktop sobre assuntos relacionados ao site em questão. Desta forma, você poderá ser avisado sobre promoções, novos posts no blog, novos produtos listados, eventos próximos, e muitos outros temas que a empresa responsável por determinado site julgar interessante para você.

Mas para que servem as notificações push?

Também chamadas de push notifications, elas têm a intenção de engajar os visitantes de determinado site. Mas, diferente do que muita gente pensa, não é a mesma coisa que e-mail, já que nesse você pode enviar mensagens com uma maior liberdade de texto através do e-mail marketing, enquanto no push você tem que ser sucinto e objetivo, passando sua mensagem em até 100 caracteres apenas.

Assim, o principal objetivo desta comunicação é atualizar rapidamente o visitante de um site, após ele já o ter abandonado. Mas atenção: é necessário que o usuário permita o recebimento de avisos na sua tela, e só assim você conseguirá enviar mensagens a ele. Com as ferramentas certas instaladas no seu site, o visitante receberá um aviso logo que acessá-lo, com uma mensagem similar a esta da imagem abaixo:

 

Notificação Push vista em um Smartphone.

 

Após, o usuário receberá no canto inferior direito da sua tela uma notificação a cada atualização do site ou outro aviso que a empresa queira enviar.

Um bom exemplo para uso de notificação push é com promoções relâmpago

E se você deve estar pensando: tenho um site há 10 anos, como não uso isso ainda? Pois temos a resposta: seu uso na web começou recentemente, em 2017, iniciado pelo Chrome, e depois chegando ao Firefox, que habilitou o recurso no ano seguinte. Antes de 2016, contudo, as push notifications já existiam e aconteciam no universo mobile, mais exatos para APP (Aplicativos), e foi destes aparelhos que a ideia de incorporar à web começou.

 

Possibilidades de uso

As possibilidades de uso são várias, tudo depende da sua criatividade. Considerando que você já tenha um conhecimento básico sobre seu público-alvo, comece definindo um objetivo para você. O uso será para gerar mais conversão, tráfego ou awareness?

Aqui vai algumas dicas de como você pode usar o push o seu site:

  • Updates/novidades: você pode usar o push como um canal extra para distribuição dos conteúdos ricos produzidos por você. Avise os visitantes do seu site e redirecione eles para uma landing page;
  • Ecommerce: se você tem um ecommerce, crie uma segmentação que notifica os leads que abandonaram o carrinho antes da compra;
  • Novos produtos/promoções;
  • Atualizações em geral: aplicativos web também podem usar a tecnologia do push para notificar os usuários sobre alguma atualização ou oferta específica, vale lembrar que a notificação via Site não gera nenhum vinculo com APP , com isso seu cliente não precisara baixar nada no Smartphone, apenas permitir receber suas notificações. Exemplo: se você possui um restaurante que aceita pedidos pela internet, você pode criar uma notificação sobre o momento em que um pedido está pronto para entrega.

Enviando um push

A configuração da ferramenta é feita de forma simples, mas é necessário um entendimento intermediario de Java Script e HTML. No geral, são algumas linhas de códigos que precisam ser inseridas no <header> do seu site.

As listas de contatos são compostas por números e letras que são armazenadas no cookie do navegador, e então usadas para o envio da notificação.

Mais calma toda essa parte de configuração fica de responsabilidade de nossa empresa, você apenas ficará responsável de em uma próxima/antiga postagem de noticia, produtos ou portfólio demarcar a opção de Enviar Push em seu painel, e todos os clientes que já estiverem cadastrado receberão a notificação.

Caso queira enviar Push de postagens antigas, apenas volte em Editar, marque a opção e clique em atualizar.

Gostou desse post!?

Caso deseja implementar o Push em seu Web Site basta apenas preencher o formulário abaixo.

 

This form does not exist

 

Comentários

0 comentários